BBF MATO GROSSO

BBF COVID-19: Governo de MT esclarece dúvidas sobre novo decreto

Restrições de convívio social são mantidas, porém, não determina restrições às atividades econômicas no estado

Por meio de entrevista coletiva de imprensa virtual, realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio Paiaguás, o governador Mauro Mendes esclareceu dúvidas de jornalistas a respeito do decreto nº 425, publicado no mesmo dia. O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e o infectologista, Dr. Abdon Salam Khaled Karhawl, também estiveram presentes e contribuíram com informações e esclarecimentos sobre o avanço da COVID-19 em Mato Grosso.

Entre as perguntas, o governador respondeu ao site BBF, sobre os desafios do Governo ainda não superados neste período de isolamento social:

O aumento desse vírus é no mundo inteiro. Aqui em Mato Grosso, certamente, pelas projeções, deve ter aumento. Mas nós não conseguimos controlar isso por decreto, e sim com atitudes e ações. É isso que o governo tem proposto, que façamos um isolamento social, cuidar muito de nossos idosos, fazer a limpeza dos locais de trabalho e lavar as mãos todos os dias. E o nosso desafio é manter a atividade econômica porque senão o remédio que nós aplicarmos para tentar curar essa doença, pode matar muita gente em Mato Grosso por causa do desemprego e por fome. Estou muito preocupado com isso. O Governo tende à linha do equilíbrio, cuidar para salvar vidas, mas cuidar também de não arruinar a vida de milhares de mato-grossenses. (Mauro Mendes)

O governador também pontuou sobre os municípios onde não há casos suspeitos e nem confirmados de coronavírus, e que estão em isolamento social e com atividades econômicas paradas.

Há uma grande preocupação com essas paralisações promovidas por alguns prefeitos, em algumas áreas. Isso pode criar problemas gigantescos de parte econômica e social. Nós precisamos seguir a linha do bom senso e continuar a tomar medidas para salvar vidas, mas não podemos prejudicar milhões de mato-grossenses. Os empregos precisam ser preservados e as empresas precisam continuar trabalhando. (Mauro Mendes

O decreto nº 425, de 25 de março de 2020

Governador Mauro Mendes. Crédito_SecomMT

Governador Mauro Mendes. Crédito: Secom-MT

Consolida as medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação do Coronavírus. Segundo o governador, o documento revoga outros decretos relacionados ao isolamento social, publicados durante o mês de março. “Mantivemos neste novo decreto, as restrições de convívio social. É muito importante frisar que o Governo de Mato Grosso não determinou restrições econômicas no estado”, finaliza.

Artedecreto

Montagem/trecho do decreto 425.

Link com íntegra do decreto, no final desta matéria.

Avanço do COVID-19 em Mato Grosso

Segundo Nota Informativa 20, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicada na tarde de hoje, Mato Grosso registra 385 casos suspeitos, e 11 pessoas infectadas pelo Coronavírus (COVID-19). Nenhum diagnosticado se encontra em UTI.

Os casos confirmados se concentram nos municípios de Cuiabá (8); Várzea Grande (2); e Nova Monte Verde (1), e as idades variam entre 26 a 50 anos (homens e mulheres). No Brasil há 2.915 casos confirmados e 78 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde, publicados na tarde desta quinta-feira (26).

ArteNotaInformativaSes

Montagem/Trecho da Nota Informativa 20/SES-MT

*Foto de capa: Coletiva de Imprensa Virtual do Governo de MT (26 de março). Crédito: Secom-MT

Saiba mais:

Coletiva de Imprensa Virtual do Governo de MT (26 de março).

Íntegra do decreto nº 425

O BLOG DA BÁRBARA FONTES (BBF) é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios, parcerias e doações dos leitores. Saiba mais:

Campanha “AMIGOS DO BLOG”, acesse aqui e colabore

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s