BBF MATO GROSSO

Várzea Grande contra a COVID-19

(Atualizado) MUNICÍPIO ABRE CADASTRO PARA PESSOAS DE 20 A 24 ANOS E PRÉ-CADASTRO DE 18 A 20 ANOS. NOVA FAIXA ETÁRIA COMEÇA A SER VACINADA NESTE SÁBADO. PESSOAS DEVEM ESTAR CADASTRADAS NO SITE OFICIAL DA PREFEITURA E TER SEU PEDIDO CONFIRMADO


***BBF BRASIL***

*Acesse, Siga & Compartilhe


Mais uma boa notícia para a população da segunda maior cidade de Mato Grosso. De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande (Secom-VG), ocorre simultaneamente três novas ações para a campanha de vacinação com cadastro de 20 a 24 anos e pré-cadastro de 18 a 20 anos. A terceira medida é o reforço para o Programa Resgate Cidadão, uma inovação de Várzea Grande, para as pessoas com 50 anos ou mais, que segundo o cadastro do Ministério da Saúde e o Banco de Dados do Cartão do SUS ainda não receberam nenhuma das duas doses ou a segunda vacina, essa categoria em maior escala. O prefeito Kalil Baracat é grande defensor da vacinação de todas as pessoas independente da faixa etária.

Pessoas com idade entre 21 a 24 anos – começam a ser vacinados neste fim de semana, mais precisamente no sábado, 14 de agosto,

Pessoas de 18 a 20 anos – poderão ser vacinadas a partir do dia 23 de agosto, ou, então se chegarem novas remessas de vacina por parte dos Governos Federal e do Estado de Mato Grosso, terem essa data antecipada.

IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE

São quatro locais de vacinação, no Parque Berneck em sistema drive thru; no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos (Fiotão) em ponto fixo; no Miniestadio do Jardim dos Estados em ponto fixo e no Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG tanto em ponto fixo como em drive thru. Esses quatro pontos de vacinação podem, conforme o número de cadastros confirmados, funcionarem ao mesmo tempo, em dias alterados ou em locais alternados.
Como serão duas novas faixas, o site oficial de Várzea Grande, passou a ter duas abas, uma do cadastro de 20 a 24 anos e outra com o pré-cadastro de 18 a 20 anos.

Temos mantido nossa meta de vacinar a toda população de Várzea Grande e todas as medidas adotadas até este momento contou com muito planejamento técnico, com a participação efetiva dos servidores da Saúde Pública Municipal e com a participação da população que sabe a importância de vacinar e estar imunizado contra uma doença a COVID 19 que percorre caminhos desconhecidos pela ciência e pela medicina e infelizmente levou muitas vidas e trouxe muito sofrimento a milhares, milhões de pessoas em todo o Mundo”. (Kalil Baracat, prefeito de Várzea Grande)

Vacinação de crianças e jovens

Ainda de acordo com a Secom-VG, o prefeito e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, discutiram ainda a possibilidade de antecipar os planos do Ministério da Saúde, de vacinar crianças e jovens com faixa etária abaixo dos 18 anos, lembrando que desde o início da vacinação, o entendimento dos técnicos, médicos e cientistas era da não necessidade de vacinação para crianças e menores de 18 anos, mas como, a SARS-CoV-2, vem sofrendo mutações com novas cepas, já se estuda essa possibilidade. Gonçalo Barros, sinalizou que o planejamento executado pela Secretaria Municipal de Saúde em relação a vacinação das pessoas contra a COVID-19, seja com uma ou duas doses, está permitindo que mais pessoas sejam imunizadas.

Nossa deficiência ficou por conta da falta de entrega de doses por problemas políticos e administrativos, mas já demos diversas demonstrações de que temos capacidade e principalmente aparato para promover a aplicação de mais de 10 mil doses diariamente”,. (Gonçalo Barros, Secretário da Saúde de Várzea Grande)

Semanalmente, a equipe da Saúde de Várzea Grande, formada por profissionais comprometidos com a saúde das pessoas e da cidade, vacina uma média de 12 a 15 mil pessoas, justamente por não ter vacina suficiente para atender toda a demanda.

Cadastre já!

Para efetuar o pré-cadastro, a pessoa deve acessar o site http://www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE.


Saiba mais

Cadastro

Site prefeitura de Várzea Grande

***Abaixo matéria BBF Brasil publicada em junho de 2021***

Vacinação a todo vapor

Várzea Grande, cidade-irmã da capital Cuiabá, dá show de organização no atendimento a população – que também tem colaborado – durante campanha de vacinação. De acordo com a Secom-VG, 70 mil pessoas já foram imunizadas. 

Secom-VG

Segundo IBGE, Várzea Grande tem 287 mil habitantes, e como no Brasil a vacinação é a partir de 18 anos para cima, a prefeitura estima em 198 mil pessoas imunizadas, isto é, 396 mil doses, duas por pessoa.

“Os passos são dados conforme as informações e planejamento da secretaria de Saúde, tanto na disponibilização de vacinas, quanto sobre o contingente já vacinado e a ser vacinado. Vamos avançando nos grupos prioritários, e abrindo gradativamente em ordem decrescente para aquelas pessoas sem comorbidades. E nunca esquecendo dos idosos acima de 60 anos, onde a Saúde Pública, edita o Resgate Cidadão, que é justamente a busca ativa, desta faixa etária que têm seu direito garantido de se vacinar, e que por algum motivo o impede. Para esses casos, todas as terças-feiras, no período da tarde ocorre a vacinação, no Fiotão. Essa ação humanitária foi acatada pela sociedade várzea-grandense que nos ajudam a identificar e levar estas pessoas para se vacinarem”,” (Kalil Baracat, prefeito de Várzea Grande)


O prefeito também pontua que as doses recebidas significam doses imediatamente aplicadas, resguardando apenas aquelas destinadas a assegurar a segunda dose que consolida a imunização das pessoas vacinadas.


Vacinação no Fiotão

A partir de terça-feira (08.06), no Ginásio Fiotão, a vacinação é para os profissionais da limpeza urbana e da coleta de lixo, mais conhecidos como garis. Além deles, também são vacinadas pessoas com comorbidades agendadas, das 8 às 15 h, e haverá aplicação da segunda dose da Coronavac, para aquelas pessoas que aguardaram o período de 14 a 35 dias de uma dose para outra e da AstraZeneca, com intervalo de 90 dias. Para estes casos é só levar o cartão de vacinação. 

Atenção: esta ação da segunda dose está programada somente para período da manhã!


Resgate Cidadão

Já das 15h às 20h, ainda no Fiotão, acontece mais uma edição do ‘Resgate Cidadão’, para idosos acima de 60 anos, que serão vacinados juntos com os profissionais da limpeza urbana das 16 às 20h.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a abertura do cadastro da nova faixa etária e as etapas de vacinação seguem o Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde. Para o secretário, a imunização de idosos é uma preocupação da prefeitura.

“O Resgate Cidadão é justamente para vacinar os idosos acima de 60 anos que por algum motivo ainda não se vacinou. Nesta terça-feira as equipes farão cadastro na hora, e a vacina será aplicada. É necessário levar um documento com foto, com CPF, e comprovante de residência e quem tiver o cartão SUS levar”  (Gonçalo de Barros, secretário municipal de Saúde)


Calendário de Vacinação

*Dia 07 de junho*

Corujão da Vacinação: No Centro Universitário – Univag- Clínicas Médicas, das 16 às 22h em sistema Drive Thru, inicia a vacinação em pessoas sem comorbidades, de 55 anos a 59, devidamente cadastradas e confirmadas.

Abertura do pré-cadastro para pessoas sem comorbidades de 50 a 54 anos

*Terça – Feira – 8 de junho*

Local: Ginásio Poliesportivo Fiotão

Horário: 8h às 16h: Pessoas com comorbidades

Corujinha da Vacinação: Resgate Cidadão

Horário: 16h às 20h: Profissionais da Limpeza Urbana (garis) e pessoas acima de 60 anos.



ATENÇÃO!

No dia seguinte após o cadastro é importante que se monitore a confirmação de data e horário da vacinação e manter a atenção para não perder a data de vacinação.

A vacinação é a única forma de toda população dar um fim a pandemia que assola o Brasil desde março de 2020.


Saiba mais

Site prefeitura de Várzea Grande


Gostou? Acesse já outros conteúdos exclusivos do site BBF Brasil

BBF é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios e doações. Faça parte dos “AMIGOS DO BBF”. Clique na imagem para mais informações. Sua ajuda é importante!

Deixe uma resposta