BBF CURIOSO

Instrumentos Musicais

(Série Nosso Incrível Mundo)

Você lê aqui conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é Crime!

#1 – DIDGERIDOO

australia map

O didgeridoo é um instrumento musical que nasceu na Austrália há mais ou menos 40 mil anos, segundo historiadores. Está entrelaçado à cultura aborígene. É considerado o instrumento musical mais antigo do mundo.


Antigamente os didgeridoos eram feitos de troncos e galhos de árvores de eucalipto escavados por cupins – essa ação deixava o tronco oco. Depois era cortado em um comprimento médio de 130 a 160 cm e limpo com um galho. O tronco também podia ser de bambu, usual no extremo norte da Austrália. Tradiconalmente, o instrumento era somente utilizado em cerimônias e rituais.


Mulher não?

Nos primórdios da cultura aborígene somente os homens podiam tocar didgeridoo nas cerimônias. Mulheres e crianças podiam até tocar o instrumento, porém, em outras ocasiões festivas.

Cupins aposentados!

Atualmente os didgeridoos possuem uma grande variedade materiais como vidro, couro, fibra de cânhamo, cerâmica, plástico, fibra de vidro, fibra de carbono, vigas sólidas esculpidas, troncos perfurados, caules de cactos, alumínio e outros metais. Enfim, qualquer material que possa se transformar em um tubo oco.   

Didgeridoo, didjeridu, didjereedoo etc e tal. Qual é a palavra correta?

Para começo de conversa, a palavra didgeridoo não é de origem aborígene! De acordo com o site Didgeridoo Breath, a palavra para designar o instrumento mais antigo do mundo foi criada há apenas 100 anos, e surgiu a partir de pessoas que tentavam descrever o som que saia do tronco oco.

Por esta razão há várias formas diferentes para a palavra que denomina o instrumento australiano como didgeridoo, didjeridu, didjuridu, didjerry, dijeridu, didjereedoo e didjeridoo.

Mas como o instrumento se chama no idioma aborígene?

Há vários grupos aborígenes espalhados pela imensa Austrália, portanto, não há uma única palavra para definir o didgeridoo. O BBF Brasil reproduz abaixo uma lista com povos, regiões e como cada um se refere ao instrumento:

Reprodução. Site didgeridoobreath.com


Memória afetiva

Foto de Bárbara Fontes

Foi durante uma deliciosa manhã de domingo em Curitiba (PR), que eu vi pela primeira vez um didgeridoo. Um rapaz o tocava com maestria e um som diferente e bonito saia da parte oca.


Festivais de Didgeridoo

Conheça os importantes eventos na Austrália onde o didgeridoo é a atração principal:

Barunga Festival


Saiba mais

Didgeridoobreath

Dideridoo Austrália


Gostou do nosso conteúdo exclusivo? Tem mais no BBF Brasil!

*Acesse, Siga o BBF Brasil & Compartilhe*

1 resposta »

Deixe uma resposta