BBF MULHER

Destaque da Semana BBF Brasil

SOS Mulher – Botão do Pânico: O que você precisa saber

Você lê aqui conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é Crime!


O SOS Mulher – Botão do Pânico é uma ferramenta que salva vidas. A tecnologia foi desenvolvida pela Polícia Judiciária Civil e o Poder Judiciário, ambos de Mato Grosso, permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam um pedido de socorro virtual à polícia, caso o agressor descumpra medida protetiva. Foto: Reprodução (TJMT).

ATENÇÃO

É importante ressaltar que aplicativo SOS Mulher pode ser instalado a qualquer momento, porém, o acesso ao botão do pânico só pode ser liberado por meio de autorização de um juiz quando a vítima faz o pedido da medida protetiva.


Lançado em julho de 2021, o aplicativo está disponível para androide (Play Store) e IOS (Apple Story) – basta digital na Pesquisa: SOS Mulher. De acordo com assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), já foram deferidos cerca de 600 pedidos de botão de pânico. É importante ressaltar que o botão do pânico só pode ser liberado por meio de autorização de um juiz quando a vítima faz o pedido da medida protetiva. O botão do pânico está disponível, por enquanto, nas cidades que possuem unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A Justiça deferiu 308 pedidos de botão do pânico em Cuiabá, 174 em Várzea Grande, 59 em Cáceres e 53 em Rondonópolis. Um total de 594 deferimentos para botão do pânico nestas quatro cidades.

Ainda de acordo com assessoria, mulheres que moram em cidades que ainda não possuem unidade do Ciosp para fazer a solicitação do botão do pânico de forma virtual, o SOS Mulher oferece as outras funcionalidades, como canal de denúncias, solicitação de medida protetiva e telefones de emergência.


Para acessar o botão do pânico no aplicativo SOS Mulher:

1) É preciso ter em mãos o pedido de medida protetiva autorizado pela Justiça e o código de acionamento que é enviado por e-mail;

2) Em seguida, busque na Play Store ou App Store do seu telefone ou tablet pelo aplicativo “SOS Mulher MT”;

3) Selecione o app e instale-o;

4) Clique no ícone do app, abra-o, selecione o sinal de + para adicionar o código de acionamento e responda à pergunta de confirmação;

5) Por fim, clique em SOS. O aplicativo vai gravar 30 segundos do som ambiente e acionará as forças policiais para enviar a viatura mais próxima ao encontro da vítima.


Acesse Medida Protetiva On-line AQUI.

Para assistir ao tutorial, acesse AQUI.


Campanha Quebre o Ciclo

“A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo”, assim é o slogan da campanha Quebre o Ciclo, lançada em março deste pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para o enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa tem mobilizado vários órgãos e instituições no intuito de levar informações para mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. Materiais produzidos pelo Judiciário estão sendo difundidos pelos parceiros que abraçaram esta ação. Acesse o site da campanha Quebre o Ciclo.

Deixe uma resposta