landscape man people streetBBF MATO GROSSO

DROPS BBF MATO GROSSO – SETEMBRO

Notícias rápidas sobre o que acontece no estado de Mato Grosso

Atualização diária

06 de setembro de 2021

Entretenimento

Imunizou? Tem cinema com desconto!

A campanha foi estendida até a próxima quarta-feira (08/09) e oferece desconto exclusivo de 90% no par de ingressos para o cinema para 50 clientes por dia.

person getting vaccinated

A rede de shoppings Ancar Ivanhoe, lançou a campanha “Sua Vacina Vale Muito”. Para garantir a diversão, basta estar entre os primeiros a apresentar o comprovante da aplicação da segunda dose no ponto de troca com o documento de identificação. Depois é só escolher o dia para curtir o filme favorito.

II

De acordo com assessoria de imprensa, no Pantanal Shopping (Cuiabá), a campanha foi estendida até a próxima quarta-feira (08/09) e oferece desconto exclusivo de 90% no par de ingressos para o cinema para 50 clientes por dia que comprovarem que tomaram a segunda dose. Os clientes deverão acessar o aplicativo do shopping para resgatar os cupons, que serão validados mediante a apresentação de documento com foto e carteira de vacinação ao lado da bilheteria do cinema, gerando o voucher de desconto. A oferta é limitada a um voucher para compra de um par de ingressos por cliente (CPF) durante toda a campanha, não sendo acumulativa. O regulamento da campanha pode ser acessado através do site e aplicativo do equipamento. A troca será realizada no piso 3, ao lado da bilheteria do Cine Araújo.   

III

Além o de Cuiabá, outros shoppings participam da campanha: Nova América, Nova Iguaçu, Boulevard, Madureira, no Rio de Janeiro; Eldorado, Pátio Paulista, Metrô Itaquera, em São Paulo; Golden Square, em São Bernardo, e no Parque das Bandeiras, em Campinas. No Nordeste a ação acontece no North Shopping Fortaleza, Jóquei, Maracanaú, além do Via Sul, em Fortaleza, e Natal Shopping, no Rio Grande do Norte. Também participa da campanha o Iguatemi Porto Alegre, em Porto Alegre. A ação pretende beneficiar diariamente cerca de 1 mil pessoas.


Cidadania

Manifestações de 7 de setembro

AMM recomenda cautela aos gestores municipais

landscape man people street

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) enviou um comunicado aos prefeitos em que recomenda imparcialidade das administrações municipais na manifestação prevista para 7 de setembro, independente se o ato for a favor ou contra o presidente da República. As manifestações em 7 de setembro estão previstas para ocorrer em várias cidades brasileiras e estão sendo organizadas por apoiadores e opositores do presidente da República. A informação é da assessoria de imprensa da AMM.

II

De acordo com documento, AMM orienta que os prefeitos não permitam a utilização da estrutura e do patrimônio municipal, como veículos e prédios públicos, em prol das manifestações por configurar ato de improbidade administrativa na modalidade de violação aos princípios constitucionais da administração.

A Associação também recomenda que os servidores que estiverem em escala de plantão no dia e horário da manifestação não participem do ato, sob pena de responderem administrativamente. A instituição lembra que o uso da máquina pública é permitido somente em eventos cívicos comemorativos ao Dia da Independência, quando tradicionalmente são realizados desfiles para celebrar a data histórica.


III

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que a manifestação popular é um direito legítimo em um estado democrático de direito, porém alerta sobre a responsabilidade dos agentes públicos, que devem manter a isenção em respeito ao erário e à moralidade da administração.


Violência contra mulher

Ouvidoria da Mulher

Criada em março de 2021, a Ouvidoria da Mulher está apta para receber denúncias contra violência doméstica e outros tipos de abusos contra mulheres mato-grossenses. De acordo com assessoria de imprensa do TJMT, qualquer pessoa pode utilizar o serviço, inclusive para fazer denúncias de agressões verbais e físicas e demais crimes e violação dos direitos da mulher.

II

Para fazer qualquer manifestação na Ouvidoria da Mulher acesse o site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e clique no banner específico, pelo ClickJud preenchendo o formulário eletrônico ou pelo e-mail: ouvidoria@tjmt.jus.br .


Empreendedorismo

Negócio Certo Rural 

Negócio Certo Rural é um curso tem como objetivo contribuir para melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco principal o empreendedorismo. São cinco módulos e dois encontros individuais para as consultorias. É oferecido pelo Senar-MT.

II

De acordo com informação da assessoria de imprensa do Senar-MT, ao longo dos cinco módulos os participantes desenvolvem o diagnóstico detalhado da sua propriedade, identificam novas ideias de negócio, formalizam e legalizam o negócio, aprendem a organizar, administrar e relacionar o negócio com o mercado. Já as consultorias têm carga horária de duas e quatro horas. É neste momento que os participantes, com auxílio do instrutor, consolidam o plano de negócio e recebem orientações sobre a gestão da propriedade.

III

O Senar-MT oferece diversos outros treinamentos para capacitar as pessoas interessadas em se tornarem empreendedoras. Os cursos de relacionamento interpessoal, administração de pequenas propriedades rurais e atendimento ao cliente fazem parte desta lista. Confira os demais no site.  Clique AQUI.


Oportunidade de Trabalho

Corregedoria lança novo edital padrão para juiz leigo

A Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso (CGJ/TJMT ) lançou novo edital padrão para o Processo Seletivo de Juiz Leigo.        Os aprovados nos novos processos seletivos serão posteriormente credenciados e lotados na Central Estadual de Juízes Leigos (Cejule) e vinculados, respectivamente, às comarcas as quais foram classificados. O documento foi atualizado e adequado nos termos do Provimento 32/2020 do Conselho da Magistratura (CM). As comarcas serão notificadas e devem seguir as orientações. A informação é da assessoria de imprensa da CGJ/TJMT.

II

O processo seletivo se destina a selecionar candidatos para o exercício da função de Juiz Leigo. Para isso exige-se prévia inscrição e aplicação de prova de múltipla escolha e prova prática de sentença, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os juízes leigos são auxiliares da Justiça que prestam serviço público relevante, de caráter temporário, sem vínculo empregatício ou estatutário e responderão pelas contribuições previdenciárias e tributárias, devendo, mensalmente, fazer prova da regularidade do recolhimento dessas obrigações ao Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Os candidatos habilitados serão credenciados por dois anos, podendo haver prorrogação de período uma única vez. Eles serão capacitados pela instituição para atuação. Devem ter a inscrição na OAB regular e poderão exercer a advocacia, nos termos dispostos no Provimento 32/2020-CM.

IIIExigências

De acordo com o que determina a Lei n. 9.099/95, Resolução 174/2013-CNJ, e o Provimento nº 32/2020-CM, no ato do credenciamento, os candidatos deverão atender às seguintes exigências: ser advogado, com comprovação de dois anos ou mais de experiência profissional; não exercer nenhuma atividade político-partidária; não ser filiado a partido político e não representar órgão de classe ou entidade associativa; não possuir antecedentes criminais; não ostentar punição ética-disciplinar pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil; não patrocinar processo em andamento no(s) Juizado(s) Especiais(s) da(s) comarca(s) onde pretende exercer a função, seja por vinculação ou designação; não cumular no exercício da função pública temporária outra função ou cargo público, exceto nos casos estabelecidos na Constituição Federal; não ser cônjuge, companheiro ou parente de magistrados e servidores investidos em cargo de direção e assessoramento, na unidade judiciária na qual exercerá suas funções.

IV – Atribuições do Juiz Leigo

No Juizado Especial Cível: impulsionar o processo, apreciando pedido de produção de provas e determinar a realização de outras que entender necessárias; b) presidir audiência de instrução e julgamento, buscando a solução do litígio; c) prolatar decisão que reputar mais justa e equânime, submetendo-a à homologação do Juiz Togado.

No Juizado Especial Criminal: a) promover a conciliação nas ações de natureza privada e pública condicionadas à representação; b) intermediar a transação penal e a composição de danos após a proposta elaborada pelo Ministério Público; c) reduzir a termo a conciliação ou composição dos danos civis e encaminhar ao Juiz Togado para homologação.

Nos processos de competência do Juizado Especial Criminal é vedado ao juiz leigo homologar acordo e prolatar ato decisório, decretar prisão, resolver incidentes, executar penas ou exercer qualquer outra atividade privativa do juiz togado.

V

Saiba mais: Clique AQUI  


01 de setembro de 2021

Cidadania

Feriado de 7 de setembro – O que abre e o que fecha em Cuiabá



As atividades econômicas do comércio em geral poderão funcionar em Cuiabá no feriado de 07 de setembro, Independência do Brasil, porém, a abertura está condicionada a regras que foram acordadas em Convenção Coletiva (CCT). Além disso cumprir as regras de biossegurança, como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento. Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h e das lojas das 14h às 20h. A informação é da assessoria de imprensa da CDL Cuiabá.







II

As empresas que optarem por abrir as portas devem observar as disposições constantes na CCT vigente no que se refere ao trabalho em dias de feriado. Isto é, “a remuneração das horas de trabalho será em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia e, o seu pagamento, se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.





III

Ainda de acordo com assessoria, no feriado de 7 de setembro não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão. Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.








Meio Ambiente

*Integração de brigadistas combate focos de incêndio no Pantanal Mato-grossense*



Os meses de agosto e setembro são de alerta máximo para Mato Grosso devido aos incêndios que podem ter causas naturais ou criminosos. Segundo assessoria de imprensa do Sesc Pantanal, brigadistas de diversas instituições e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso têm combatido focos de incêndios registrados em Poconé e Barão de Melgaço, localizados no Pantanal Norte. Somente no mês de agosto, cerca de 18.884 hectares já foram atingidos (3.675 focos de incêndio) nas duas cidades. A Brigada Sesc Pantanal está em Poconé, no km 70 da Transpantaneira, próxima ao Rio Pixaim. No local, a equipe atua, desde segunda-feira (30/8), no combate, resfriamento e rescaldo de áreas já queimadas. Foto: Sesc Pantanal.





II

Setembro chegou e a seca não dá trégua. Ainda de acordo com assessoria, em Barão de Melgaço, hoje (02.09) a brigada está em duas frentes de trabalhos: na Fazenda Caité (região da Capoeirinha) e na área próxima à divisa sul da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do país (RPPN Sesc Pantanal).





III





Os heróis brigadistas trabalham arduamente com ajuda de caminhão-pipa, pipinha e pá carregadeira para evitar que o fogo avance para a reserva e atinja toda região pantaneira. De acordo com a a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, “Os brigadistas passaram a noite monitorando o fogo na divisa da RPPN Sesc Pantanal e outra equipe dá continuidade ao trabalho durante o dia. Esse acompanhamento contínuo é muito importante para manter o controle do foco de incêndio”. Foto: Sesc Pantanal.









IV

O Sesc Pantanal também informou que o primeiro foco registrado em Barão de Melgaço em julho foi na Terra Indígena Baía dos Guató, em Barão de Melgaço. O incêndio não avançou por ter atingido uma área mais úmida. Ao todo, foram 433 hectares de área afetada. Na comunidade São Pedro de Joselândia, brigadistas, fazendeiros e voluntários trabalharam no combate durante uma semana, utilizando pá carregadeira, caminhão pipa, trator com grade e quadriciclo. O fogo queimou 350 hectares e foi extinto. Atualmente na Transpantaneira há focos de incêndio no km 70 e km 100, também teve outros registros de focos de incêndio ao longo do mês. A integração de brigadistas utilizou caminhões pipas e aeronaves nos combates.  





V

A integração de brigadistas que atuam no combate aos incêndios é composta pelas Brigadas Sesc Pantanal, Aliança da Terra, Pantanal Norte, São Pedro de Joselândia, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, do Sindicato Rural de Poconé, da Associação Indígena Guató, do instituto SOS Pantanal e voluntários.




01 de setembro de 2021

Evento

Homenagem merecida!



Acontece nesta quinta-feira (02.09), às 19h (horário de Cuiabá), o webinar “Uma homenagem a Moacyr Freitas”. O evento é gratuito e pode ser acessado AQUI.



II

O evento faz justa homenagem a uma das personalidades mais importantes de Mato Grosso, Moacyr Freitas. Arquiteto e Urbanista, ele foi responsável pelos projetos da avenida Miguel Sutil e da Rodoviária Engenheiro Cássio Veiga de Sá, ambos em Cuiabá. Também fez parte do time de idealizadores do Centro Político Administrativo, sede do governo do estado. Atuante na sociedade cuiabana, Freitas era acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), e da Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (AAU-MT). Faleceu aos 91 anos, no dia 21 de agosto deste ano, após uma dura batalha contra o câncer.



III

Em conversa ao site BBF Brasil, Eduardo Chiletto, presidente da Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (AAU-MT), explicou que o evento é encontro para conversar sobre a historicidade de Moacyr Freitas na sociedade cuiabana. “Grande arquiteto e ser humano que muito contribuiu para a arquitetura e urbanismo, e também para a cultura da nossa cidade. É um bate-papo, uma homenagem que a Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso pretende fazer à essa grande pessoa e arquiteto que foi e está em nossos corações”, afirmou. Além de Chiletto, também participam da homenagem Suelme Fernandes, Mestre em História; Fernando Tadeu de Miranda Borges, professor doutor da UFMT; e membros da AAU-MT.



III

Também era artista plástico e entusiasta da história mato-grossense, dessa união surgiram obras icônicas que narram artisticamente passagens importantes como a descoberta do ouro pelos bandeirantes – evento que motivou a fundação de Cuiabá. Foto: Reprodução. Obra de Moacyr Freitas.

IV

O webinar “Uma homenagem a Moacyr Freitas” é organizada pela Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso. Acesse AQUI.


Entretenimento

*”Música no lago” – Parque Sesc Serra Azul*





Começa no próximo sábado (05.09), “Música no Lago”, a nova atração cultural do Parque Sesc Serra Azul. O evento será realizado no primeiro sábado de cada mês. De acordo com assessoria de imprensa do Sesc Pantanal, o evento reúne música ao vivo, atividades recreativas, de relaxamento, passeios de bicicleta, de caiaque, de caminhão safari e trilha guiada estão entre as atividades oferecidas gratuitamente.





II

Restaurante Buritizal, que fica em frente ao lago, reabre ao público com novo horário de funcionamento, de quinta-feira a domingo, das 11h30 às 14h30, com opções de pratos regionais como galinha com arroz, Maria Izabel, farofa de banana, paçoca de carne seca, massas recheadas, variedade de saladas e sobremesas. No primeiro sábado do mês, o restaurante também terá no cardápio porções, sanduíches e petiscos, das 15h às 17h30.





III

Com 5 mil hectares de área conservada, o Parque Sesc Serra Azul (unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal)
está localizado no município de Rosário Oeste, na região de Nobres (165 km de Cuiabá), no Cerrado mato-grossense. Considerado a caixa d’água do Brasil, o bioma protege as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. O parque é o lar de animais silvestres e, em nove anos de existência, já foram registradas 15 espécies de animais em extinção, entre eles a onça-pintada e o gavião real, que são animais topo de cadeia. A cachoeira Serra Azul, com queda de 50 metros é a principal atração turística do parque.





IV – Programação Música no Lago

Segundo assessoria, a programação gratuita de cultura, esporte e lazer do Música no Lago vai acontecer na área do parque onde está localizada o Restaurante Buritizal, das 11h às 18h. O evento é voltado para adultos e crianças

Das 11h às 17h – atividades de relaxamento, com tapete de ioga, redes e espreguiçadeiras.

Das 12h às 17h – Biblioteca Itinerante para ler livros, ouvir contação de lendas pantaneiras, além de usar a criatividade com bolhas de sabão, usando cabos de mamoeiro, e fazendo pinturas com folhas secas. 

Das 12h às 17h – atividades recreativas de conexão com a natureza: empinação de pipa, brincadeiras no gramado com bolas, frescoball, brincadeiras com cordas, badminton, vai-e-vem, frisbee, banho de mangueira e brincadeiras de escorregar com lona e água.

Safári – O passeio no caminhão Safari será às 14h, com o tour no parque e a trilha guiada começa às 15h. Os passeios com o caiaque e bicicleta, bem como o slackline, estarão disponíveis das 14h às 16h. 

Pôr do Sol – Os visitantes vão poder admirar o pôr do sol no lago ao som de MPB, com a cantora Josi Crispin, que se apresenta das 16h às 18h. 


Deixe uma resposta