BBF CURIOSO

BBF Curioso: Dia de São Valentim

O Dia dos Namorados no hemisfério Norte é uma homenagem ao santo que acreditava no amor

Você está lendo conteúdo exclusivo BBF – REVISTA DIGITAL DO BRASIL. Plágio é crime!

O século II (D.C.) foi marcado por perseguições e mortes cruéis aos cristãos. Sob o domínio do imperador Cláudio II, a situação dos seguidores de Jesus Cristo piorou com os decretos que exigiam a prática do culto monoteísta ao deus Sol e a proibição da realização de casamentos para que os homens jovens pudessem se dedicar o serviço militar. O bispo cristão Valentim não acatou as ordens imperiais e, por conta própria, casava os jovens em segredo. E assim foi até ser descoberto e preso.

A história conta que durante o período de prisão, Valentim recebia muitas flores e bilhetes atirados por jovens. Artérias, filha do carcereiro, conseguiu permissão do pai para visitar Valentim, e com a aproximação constante os dois se apaixonaram, e a jovem que era cega conseguiu milagrosamente recuperar a visão. Infelizmente esta é uma linda história sem final feliz, a enamorada perde o seu grande amor para a ignorância do império romano, e Valentim é decapitado no dia 14 de fevereiro de 270. Além do legado cristão deixado pelo bispo, outra prática criada por ele é vivenciada até os dias atuais: enquanto namorava Artérias à distância, escrevia cartas de amor e sempre assinava “de seu Valentim”. Assim nasceu o Dia de São Valentim e a troca de cartões!

Rom,_Santa_Maria_in_Cosmedin,_Reliquien_des_Hl._Valentin_von_Terni

Relíquia de São Valentim de Terni. (Wikipédia)

Por que não é celebrado no Brasil?

Desde de 1996, São Valentim não é celebrado oficialmente pela Igreja Católica apesar de ser reconhecido. O Vaticano ainda tem dúvidas sobre a sua existência. No dia 14, a Igreja celebra os santos São Cirilo e São Metódio. O ofício de São Valentim foi agregado pelas religiões Anglicana, Ortodoxas Orientais e Luterana, portanto celebrado pelos países situados no hemisfério Norte onde o catolicismo não é a religião principal. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, mas a sua história está anos-luz da grandeza do Dia de São Valentim. Com o objetivo de aquecer o comércio no mês de junho, que até então era dedicado às festas juninas, o publicitário João Dória, pai do governador de São Paulo, João Dória Junior, criou o Dia dos Namorados, um dia antes da celebração de Santo Antonio considerado pelos católicos, o santo casamenteiro.

São Valentim – o santo amado pelos enamorados

Como era a aparência física do bispo Valentim, um dos santos mais queridos do mundo? Em busca de resposta, o brasileiro Cícero Moraes, designer especializado em 3D, conseguiu reconstruir a face do santo em 2013, a partir de fotos do crânio que se encontra em Roma, feitas pelo hagiólogo, o também brasileiro, José Luís Lira. Segundo a Wikipédia, a reconstrução foi realizada por meio das técnicas de modelagem e aproximação facial forense.

1280px-Saint_Valentine_-_steps_of_facial_reconstruction (1)

Fonte: Etapas da reconstrução facial forense de São Valentim. Cícero Moraes, José Luís Lira, ABRHAGI, Santa Maria in Cosmedin, Marcos Paulo Salles Machado.

Ser mulher em tempos de cólera
Utilidade Pública: CEP
Stonewall 50 anos

Dicas de filmes

Confira abaixo algumas dicas bacanas do BFF de filmes e animação que mostram como o Dia de São Valentim é celebrado no hemisfério Norte, principalmente nos EUA.

*Idas e Vindas do Amor

filme IdaseVindasdoAmor

Clássico sobre o tema. O filme mostra várias histórias paralelas de pessoas que vivem em Los Angeles (EUA) durante todo o Dia de São Valentim.

filme EuOdeiodiaNamorados

*Eu odeio o Dia dos Namorados

Nem todo mundo gosta do Dia de São Valentim, né? E esta comédia vai de encontro para os desacreditados no amor, porém, até o mais cético pode se surpreender.

snoop

*O Dia dos Namorados de Charlie Brown

O melhor amigo de Snoop está apaixonado por uma garota, mas com “coragem zero” para se declarar! Fofíssimo!

ATENÇÃO

As matérias, reportagens e qualquer outro conteúdo produzido possuem direitos autorais, isto é, exclusivo do Blog da Bárbara Fontes e foi pesquisada, apurada, escrita e publicada por sua editora, Bárbara Fontes. Cada pauta tem um custo e exige muito trabalho para fazer! O plágio é uma atitude covarde e que não deve ser tolerada. Portanto a autora NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em outros sites, blogs e plataformas (qualquer uso na internet). Também NÃO AUTORIZA a reprodução/veiculação em veículos de comunicação (TV, emissoras de rádio e qualquer meio impresso). Plágio é crime!

BBF nas redes sociais:

Página no Facebook, acesse AQUI.

Grupo no Facebook, acesse AQUI.

Instagram: @barbarafontes2018

LinkedLn, acesse AQUI.

Twitter: @BarbaraFontesBR

Site do BBF: http://www.blogdabarbarafontes.com

E-mail: blogdabarbarafontes@gmail.com

BBF é um site independente e se mantém por meio de recursos próprios e da campanha Amigos do BBF. Colabore! Clique na imagem.

BBF

*Acesse *Siga o BBF *Compartilhe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s