AMIGOS DO BBF

BBF Brasil – como tudo começou

OiOiOi! Um novo desafio se apresentou para mim em um momento bem interessante: o desejo de continuar no Jornalismo, porém, de uma forma independente. Assim nasceu em março de 2018, o Blog da Bárbara Fontes, posteriormente o site BBF Brasil. Além da produção de conteúdo, também contempla outros segmentos profissionais onde eu atuo há décadas como o Audiovisual/Cinema e a Fotografia. No campo da Literatura, aguardo a publicação do meu livro Projeto de Poetisa e há alguns anos eu trabalho em uma pesquisa para numa obra ficcional. Nas Artes Plásticas ainda sou aprendiz na técnica de Aquarela – mas um dia eu chego lá. O BBF é um ótimo meio para unir todas essas áreas de interesse e também divulgar coisas bacanas que acontecem por aí, além de noticiar por meio de matérias jornalísticas o que acontece no Brasil e no mundo.


O que é o bom jornalismo?

pexels-photo-877695.jpeg

É muito frustrante chegar a um certo tempo de carreira profissional e perceber que o trabalho de jornalista – sempre foi árduo e com grande carga de responsabilidade -, tem se tornado um “control C- control V” de matérias alheias (às vezes, muda uma vírgula, uma palavrinha aqui e ali… affss!). Eu vivenciei isso há um tempo atrás, antes do BBF Brasil existir e afirmo: é frustrante! É injusto absorver (“chupar” ou plagiar) o trabalho de outro jornalista que se dedicou a pauta, conseguiu o “furo jornalístico” e publicou no veículo onde trabalha! Se o furo publicado for realmente de interesse coletivo, a fonte precisa ser creditada. E o jornalista da concorrência que corra atrás do seu furo ou dos desdobramentos que a notícia possa levar.

Atuar no Jornalismo nesses tempos onde a busca insana é por acessos (cliques, likes, etc) – custe o que custar – é um desafio enorme porque não compete apenas ao jornalista ou produtor de conteúdo, envolve, também o veículo de comunicação! Fazer o bom jornalismo é escrever os fatos sem a intenção de prejudicar algo ou alguém. A boa notícia não vê o “bem” ou o “mal” – o fato existe e precisa ser relatado. O bom jornalista não perde tempo “colando” a matéria da concorrência porque vai apurar, pesquisar, ouvir as partes envolvidas e produzir um texto com sustentação (e isso não é vício jornalístico!! É trabalho correto e ético!). Se o jornalista não é autor matéria (ou do furo) do qual assina, isso precisa estar bem claro. O leitor não pode ser enganado.

Babi_Selfie

Em mais de 25 de carreira, eu vi de quase tudo (quase, porque eu sei que ainda verei muita coisa nesta vida!) que me trouxeram experiências, senso crítico, reflexões e, sobretudo, o que não fazer na minha profissão (e na vida cotidiana). A cada decepção vivenciada é mais combustível para continuar a fazer o que eu penso ser o correto. Não sou conivente com aquilo que está errado ou que eu considero antiético ou desonesto!

Fazer o bom jornalismo dá trabalho. Não nasce pronto. Cada matéria, reportagem ou produção de conteúdo é um “parto”. Toda publicação gera responsabilidade com a sociedade. Quando eu escrevo sobre alguém, é um ser humano está ali, que tem família e uma história de vida! Precisamos ser responsáveis quando decidimos escrever sobre pessoas. Precisamos ter segurança ao escrever sobre fatos. O factual é importante, mas quando é feito com base em especulações e plágios de trabalho de outros profissionais (que apuraram e foram atrás da pauta) é muito perigoso e um passe livre para a decadência e descrédito.

Eu desejo que o site BBF Brasil seja um meio para as pessoas encontrarem informações, entretenimento, curiosidades e se divertirem ao ler cada conteúdo que produzimos com muito carinho. Trabalhamos com o conceito da leitura easy, isto é, de conteúdos leves e fácil compreensão). Os acessos ao site e os comentários que recebemos, principalmente, os compartilhamentos de nossos conteúdos é um feedback importante para a Redação prosseguir na labuta do dia-a-dia. E também há missão de fazer o bom jornalismo – e para mim, missão dada é missão cumprida!


Para entrar em contato conosco, clique na imagem abaixo.

  Foto por Element5 Digital


BBF Brasil é um SITE de produção de conteúdo INDEPENDENTE! É mantido por meio de recursos próprios, parcerias e doações.

Faça uma DOAÇÃO de qualquer valor. Acesse Já!  Clique imagem abaixo e faça a sua contribuição. Nos ajude a continuar a produzir conteúdos bacanas!

Foto por Designecologist

Gratidão,

Bárbara Fontes

Editora do BBF Brasil

*Texto publicado em 21 de março de 2018. Em 2021, completamos três anos de labuta! Gratidão leitores!!!

9 respostas »

  1. Olá, Barbára,
    figurar o mundo em músicas, imagens, história e poemas, além de eternizar momentos fugazes, nos dá em quê pensar. E propor horizontes ao pensar é, com certeza, um dom/construção de quem se afeiçoa à magia da arte e tem esperança na humanização de tantos que se rendem ao “piloto automático” do viver. Parabéns. Vida longa ao Blog.

    • Suas palavras enalteceram a minha alma! Obrigada professor!! Fui sua aluna no curso de especialização em Docência, alguns anos atrás. Também sou aluna de Pedagogia/UFMT. Qualquer dia, nos encontramos pelos corredores. Abs

Deixe uma resposta