BBF CURIOSO

BBF Curioso: Não fuja para a Bolívia – I

Parte I: Butch Cassidy e Sundance Kid; Che Guevara; Klaus Barbie e Cesare Battisti: conheça quatro casos famosos de fugitivos que se deram mal em terras bolivianas

Conteúdo exclusivo BBF Brasil. Plágio é Crime!

Caso 1: 1908 – San Vicente

Em uma troca de tiros com três soldados bolivianos, Butch Cassidy é morto por seu companheiro Sundance Kid , que por sua vez se mata e dando fim a legendária dupla de bandidos que estampavam cartazes de ‘Procura-se’ por do todo oeste dos Estados Unidos.

Reprodução/www.historythings.com

Robert Leroy Parker, ou melhor, Butch Cassidy (1866-1908), tinha fama de cavalheiro e sempre dizia que só roubava dinheiro de banqueiros, empresário ricos e donos de estrada de ferro. Ele já havia tocado terror em Wyoming, Utah, Idaho, Colorado e Nevada quando realizou junto com seu famoso bando ‘Wild Bunch’ um dos maiores roubos da história norte-americana: o assalto a um trem pagador nas proximidades de Wilcox (Wyoming), nas Montanhas Rochosas. Para a façanha ocorrida no dia 02 de junho de 1899, ele contou com ajuda do tímido e reservado Sundance Kid (1867-1908), batizado Harry Longbaugh, exímio atirador e com ficha criminal tão famosa quanto a de Cassidy. Parceiros no crime também se tornaram amigos (ou não?)

Da esquerda para direita: Butch Cassidy e Sundance Kid. Reprodução

Os protagonistas roubaram, em valores atualizados, um pouco mais de um milhão de dólares. Foi um grande prejuízo para a companhia férrea Union Pacific. Na mira dos caçadores de recompensa, Cassidy seguiu para o deserto, nos arredores da região, e enterrou dinheiro e joias recém roubados.

O que sobrou do vagão do trem pagador atacado por dinamite pelo bando Wild Bunch. Reprodução. http://www.wyomingtalesandtrails.com

Em 1901, na companhia de Sundance e da namorada deste, Etta Place, fugiram para América do Sul, passando por vários países como Chile e Argentina adquirindo terras e criando gados – enfim vivendo um pouco de paz com o dinheiro alheio. Mas uma vez bandido sempre bandido, a dupla retorna ao mundo do crime com assaltos a bancos em pequenas cidades. Descobertos e novamente caçados, fogem para a Bolívia. Etta voltou para os Estados Unidos em 1907.

Em 1908, a dupla rouba folhas de pagamentos bolivianos, e em novembro, na Mina San Vicente, região de Potosí – fronteira com Argentina -, acontece a fatídica troca de tiros acima descrita e fim da história. Fim? Poderia ser que sim, porém, segundo familiares de Butch Cassidy, apenas Sundance Kid morreu na Bolívia. Cassidy conseguiu fugir após acordo com policiais locais, e o corpo de outra pessoa foi colocado no lugar, e retornou aos Estados Unidos em busca de seu tesouro escondido. De acordo com documentário da History Channel (Grandes Tesouros do Mundo), a irmã caçula de Cassidy confidenciou a alguns familiares de que seu irmão mais velho a visitou em 1925. Será verdade?

De acordo com publicação da Folha de São Paulo (28.01.1997), o casal de pesquisadores, Daniel Buck e Anne Meadows, passou dez anos viajando pela Argentina, Chile e Bolívia coletando documentações sobre a vida e morte da dupla. Eles acreditam, por meio de provas concretas, que Butch Cassidy e Sundance Kid realmente morreram na mina de cobre San Vicente, embora a polícia boliviana não tenha identificado os corpos positivamente e nem tirado fotos. A confirmação se dá por meio de uma carta escrita por um funcionário da mina que descreveu detalhadamente o assalto e os assaltantes. Após o roubo, a dupla passou por Tupiza e se escondeu numa fazenda. Com a notícia de que o exército boliviano já se encontrava perto do refúgio, Cassidy e Kid retornam para San Vicente onde foram reconhecidos por trabalhadores e denunciados.  Segundo a carta achada por Meadowns, o embate entre as lendas do faroeste americano e três soldados bolivianos aconteceu à noite, por pelos menos 15 minutos e com muito tiroteio. Butch, com ferimentos nos braços, é morto pelo amigo com um tiro entre os olhos. Sundance suicidou logo em seguida.

Imortais no Cinema

Hollywood também contou a história da dupla lendária no filme ‘Butch Cassidy’ (título português) em 1969, dirigido por George Roy Hill. Vencedor de quatro Oscar: Melhor Roteiro Original; Melhor Fotografia; Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Obra-prima do cinema!

Dias atuais

A mineradora Pan American Silver abriu um museu em homenagem a Cassidy e Sundance em San Vicente Canton, no Departamento de Potosí, a mesma região onde os dois morreram.

Gostou? Acesse já no BBF Brasil, o SEGUNDO CASO do BBF Curioso: Não fuja para a Bolívia. Está imperdível!

Faça parte do ‘Amigos do BBF Brasil’ e colabore com a produção de conteúdo independente! Clique na imagem abaixo para mais informações:

1 resposta »

Deixe uma resposta